Não só, mas também, com o propósito do “hexa”, o MOTO CLUBE DO PORTO esteve presente em Itália no “44º Giro Dell`Umbria”, organizado pelo Moto Clube Jarno Saarinen de Petrignano de Assisi, que decorreu entre 10 e 15 de Agosto.
Este evento, inserido no calendário FIM TOURING WORLD CHALLENGE 2025, para além dos passeios a locais representativos da região da Umbria, devidamente explicados por guias locais, terminaram diariamente em jantar convívio com todos os participantes e habitantes de Petrignano que, com naturalidade, se misturavam na “festa”, sempre bem animada por bandas musicais.
Recebidos no 1º dia pelo nosso sócio local e igualmente participante, Roberto Natali, a quem muito agradecemos a sua hospitalidade e amizade, após inscrições no evento já não nos foi possível participar na visita à deslumbrante Comuna de Assisi, local do nascimento de São Francisco, um dos santos padroeiros de Itália.
O 2º dia foi de visita à Comuna de Scheggino, onde se destaca a Igreja de San Nicola construída no Século XIII, cujo título e o culto foram trazidos do Oriente por eremitas sírios. Após agradável almoço em Spoleto, o final do dia foi de visita guiada pelo nosso anfitrião à sua cidade natal, Perúgia. Desde o magnífico jantar e foto de grupo em plena “Piazza IV Novembre”, cujo acesso foi especialmente autorizado pelas mais altas autoridades, pudemos igualmente visitar a “Rocca Paolina”, a “Porta San Pietro” e outros locais históricos em passeio noturno pela cidade.
O 3º dia, com tarde livre, foi marcado por uma atividade matinal de elevado esforço físico. Principalmente braçal. Pensávamos nós que seria uma visita a uma fábrica de queijos, mas acabamos a lançar o “queijo”. Não é brincadeira. Esta competição denominada “Lancio Del Fromaggio” é uma tradição e um desporto popular em Itália, com raízes que remontam aos etruscos. Consiste em fazer rolar um queijo o mais longe possível ao longo de um arruamento, com todos os obstáculos aí existentes, mas devidamente protegidos com sacos cheios de palha para que o queijo não sofra avarias. Sem grande esforço, os dois pares concorrentes pelo MCP lá ocuparam o 1º e o 3º lugar do pódio.
O 4º dia, foi de visita à “Chiesa di San Francesco” e ao palácio fortificado de “Rocca Flea” na Comuna de Gualdo Tadino, adaptados a sala de exposições e museu de cerâmica respetivamente. O final do dia viria a terminar com um agradável passeio em torno do Lago Trasimeno, mais uma vez com a cortesia do nosso anfitrião. Este lago, com três ilhas, tem uma área equivalente a três cidades do Porto, sendo o quarto maior espelho de água em Itália.
No penúltimo e 5º dia, visitamos Giano Dell`Umbria. Nesta pequena vila foi possível contemplar outra “Chiesa di San Francesco”, embelezada com valiosos frescos do século XIV, e a “Chiesa di San Michele Arcangelo” dedicada ao arcanjo conhecido como o líder dos exércitos celestiais, um protetor e guerreiro contra as forças do mal. Após reconfortante almoço em Bevagna, outro local belíssimo, o final do dia terminou com jantar convívio e distribuição de prémios aos participantes estrangeiros com a presença da autoridade local.
O MCP viria a ser premiado com o 2º lugar por pontos (kms percorridos x nº de participantes) e os seus representantes, vencedores da competição já referida anteriormente, tiveram direito a levar, cada um, meio queijo para casa.
Após voltinha com todos os participantes durante a manhã do último dia, seguida de almoço e distribuição de prémios aos participantes italianos, foi tempo de despedida e início do regresso, ainda que a vontade fosse de ficar mais uns dias.
As curvinhas, o convívio, tudo correu lindamente, com exceção de um meio queijo que, com temperaturas acima dos 40º, não resistiu aos três dias de viagem de regresso.