FIM International Touring World Challenge

MCP confirma reconhecimento internacional!

Com uma história de inovação no moto turismo que é por demais conhecida (Moto-Ralis, Morcegos, Pais DeKarta, À Descoberta…) o Moto Clube do Porto está sempre atento e pronto a impulsionar novos formatos que conciliem motos, turismo, diversão e descoberta. Por isso, sem perder pitada do que se faz por esse Mundo fora, esteve envolvido, desde a primeira hora, no FIM International Touring World Challenge, organizado sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo, promovendo e participando ativamente neste novo desafio à escala planetária. As regras são simples: levar os sócios a participar no maior número de eventos realizados nas mais diversas latitudes, das Américas ao Médio Oriente, da Europa a África, desfrutando dos prazeres do moto turismo e acumulando pontos pela presença.
Em 2020, ano de estreia marcado pelas restrições inerentes à pandemia mundial, os sócios do Moto Clube do Porto organizaram-se de forma perfeita, cumprindo a estratégia de participar em todos os eventos do calendário internacional que fossem realizados! Isto porque os regulamentos obrigam à presença em pelo menos 50% dos eventos constantes do calendário de Mototurismo da FIM e, em regime de obrigatoriedade, nos eventos FIM Rally, FIM Mototour das Nações e em um evento fora do continente de residência dos participantes, que, este ano, foi na Guatemala!
Com uma participação muito ativa ao longo de todo o ano, os sócios foram conquistando as pontuações necessárias para se classificarem, e, no final, foram aqueles que maior número de pontos somaram em termos coletivos. Como o calendário inicial contava com 10 eventos agendados, era necessário participar em pelo menos 5 deles, mas, com a pandemia, a maioria foi sendo cancelada e apenas 4 deles foram realizados! O Moto Clube do Porto marcou presença em todos acumulando ainda os pontos referentes à inscrição no FIM Rally e no FIM Moto Tour of Nations. O resultado? Graças à pontuação num total de 6 eventos, o Moto Clube do Porto conquistou o triunfo coletivo no FIM International Touring World Challenge!
Um sucesso internacional que só foi possível graças aos magníficos sócios que fazem deste clube o melhor do Mundo, com um prazer enorme em rolar de moto e um voluntarismo ímpar no universo motociclístico. Sublinhe-se que, para participar como Moto Clube neste “campeonato” é necessária a inscrição de um mínimo de 3 condutores em cada evento, com a situação regularizada no respetivo clube. Mas, havendo um mínimo de presença para cada clube poder pontuar, não existe um limite máximo pelo que quantos mais participantes (condutor/moto)… mais pontos! A presença e os pontos do Moto Clube do Porto foram garantidos, em 2020, pelos sócios Paulo Mendes, Neuza Mendes, Tiago Mendes, Nuno Mendes, Paulo Beigel, José Fonseca, Nuno Trêpa Leite, Abel Gomes, Filomena Ramos, Modesto Correia, Aurélio Morais, Gil Alcoforado, José Borges, José Silva, Filipe Raposo, Sameiro Sá Carneiro, Daniel Ribeiro, José Carlos Ferreira, Rui Brito, Germano Mateus, Urgel Soares, Rui Santos, Luiz Araújo e José Barros.
Presenças nos eventos internacionais, incluindo nos realizados em Portugal, que ditaram o triunfo na edição 2020 do FIM International Touring World Challenge, conquistando o direito ao certificado de World Winner na categoria Moto Clubes. Um título oficial que reforça o pioneirismo do Moto Clube do Porto no moto turismo nacional e internacional. Sempre com a imprescindível ajuda de todos os sócios!