Solidários com os sem-abrigo do Porto

Ajudar os mais desfavorecidos a ultrapassar a mais dura crise sanitária e económica de que há memória

Somos motociclistas! Somos solidários! São assim os sócios do Moto Clube do Porto. Não é pelo facto de as motos estarem paradas nas garagens e os capacetes guardados que deixamos de cumprir o nosso papel social. Neste tempo de acrescidas dificuldades e enormes incertezas, voltou ao de cima, uma vez mais, sentimento de enorme solidariedade, apoiando a associação CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
Ajudar quem mais precisa foi o compromisso assumido e cumprido, entregando alimentos para serem distribuídos por famílias ainda mais fragilizadas perante o estado de emergência ditado pelo governo e que deixou muitos sem qualquer fonte de rendimento. Assim, ‘deitamos mãos à obra’ e carregamos azeite, bolachas, feijão, atum, massas diversas, cereais, salsichas e leite para compor os cabazes que os voluntários do CASA entregam às famílias carenciadas que necessitam de apoio para sobreviver.
Um esforço solidário que continuou com a aquisição de vários milhares de garrafas de água para juntar às centenas de refeições que diariamente são servidas nas instalações do Hospital Joaquim Urbano aos sem-abrigo da cidade. Apoio que ajudou a resolver um problema inesperado, criado pela necessidade de ‘afastamento social’, que impede de servir à mesa aquela que é, para muitos, a única refeição do dia. Os voluntários são agora obrigados a entregar aos sem-abrigo um kit alimentar, até aqui desprovido de líquidos, impossibilitados que estavam do habitual acesso à água da companhia dentro do refeitório. Mas que, para já, foi amenizado graças ao esforço solidário de sócios e amigos do MCP, cabendo uma palavra de agradecimento ao Henrique Araújo, proprietário da Henisa – Cash & Carry cuja generosidade tem permitido carregamentos ainda mais compostos, com a doação de vários bens alimentares.
Uma tarefa que, infelizmente, urge continuar, já que a necessidade de isolamento social vai ampliar os problemas vividos pela franja mais desfavorecida da população. Por isso, numa fase em que a palavra de ordem é #FicarEmCasa, o MCP vai continuar a apoiar, podendo os donativos para ajudar a associação CASA (https://casa-apoioaosemabrigo.org/) continuar a ser feitos para a conta do Moto Clube do Porto com o IBAN PT50 0010 0000 3859 5020 0016 7.