Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

FIM Mototour of Nations 2016 de 8 a 11 de setembro

Mototuristas de todo o Mundo à descoberta do norte de Portugal

Animação volta às estradas portuguesasUltimam-se pormenores para a 3.ª edição do FIM Mototour of Nations, evento mototurístico que este ano terá organização a cargo do Moto Clube do Porto, com programa dedicado à descoberta de paisagens e sabores, da história e das gentes do norte de Portugal, de 8 a 11 de setembro. 

No regresso do Moto Clube do Porto às grandes organizações após a responsabilidade do FIM Méritum e do FIM Motocamp, respetivamente em 2003 e 2014, o novo voto de confiança da Comissão de Turismo e Lazer (CTL) da Federação Internacional de Motociclismo reforça o ecletismo e imagem internacional do clube portuense. Afinal foram eventos considerados dos melhores de sempre, bitola de qualidade já antes alcançada na organização de várias provas do Mundial de Trial e no Trial das Nações 2002.

O programa do FIM Mototour of Nations 2016 delineado para caravana limitada a 250 motociclistas, oriundos sobretudo da Europa e América do Norte, começa no dia 8 de setembro (quinta-feira) com a receção e Jantar de Boas-Vindas em Chaves, no elegante Hotel Casino, seguindo-se, na manhã do dia 9, ligação ao Porto, com passagem por Boticas, Vilarinho Seco, Cabeceiras de Basto, com visita ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, e Guimarães. Após o jantar, na cidade anfitriã, tempo para a descoberta da animação noturna do Porto.

No sábado, partida e chegada ao Porto de viagem que andará junto ao litoral atlântico, com paragem em Esposende, oportunidade ímpar de apreciar a extrema variedade paisagística depois da passagem na véspera pela serranias de Barroso e Basto. Nova paragem em local emblemático de Vila Nova de Gaia, na Serra do Pilar, com direito a desfrutar de uma das mais bonitas vistas sobre do Porto e da visita ao Mosteiro da Serra do Pilar. Para terminar o dia não podia faltar especialíssimo aperitivo nas Caves de Vinho do Porto, antes do Jantar de Gala em local emeblemático da cidade.

Programa delineado ao pormenor para ir de encontro aos desejos das centenas de mototuristas que nos visitam e que, no domingo, poderão desfrutar da incomparável paisagem duriense, com visita à Quinta do Seixo e a Tabuaço antes da despedida de um evento que, acreditamos, deixará saudades em todos os que visitarem o nosso País.

O que é o FIM Mototour of Nations?

Quarto evento anual do Calendário Clássico mototurístico da FIM, surgiu muito recentemente, em 2013, com a edição inaugural em Itália, Áustria e Eslovénia. É um evento demototurismo puro, rolante, com a caravana – itinerante –  a conhecer a região do clube organizador, tendo como mote elevados padrões de qualidade e conforto na visita aos ex-líbris das regiões atravessadas.

Os outros eventos do calendário FIM são:

- FIM Rally. É uma concentração pura que já vai na 70ª edição. É o mais participado dos eventos mototurísticos da FIM, contando normalmente com mais de 1000 inscritos. Nunca se realizou em Portugal.

- FIM Rendez-Vouz Meritum. Concentração bem mais pequena e personalizada e apenas destinada a quem tem, pelo menos, 5 participações no FIM Rally. Já vai na 33ª edição. Em Portugal realizou-se o de 2003, na Cidade Invicta, com organização cargo do Moto Clube do Porto.

- FIM Motocamp. O 2º maior evento anual deste calendário vai já na 34ª edição. Obriga todos os participantes a acampar e já se realizou duas vezes em Portugal. Há mais de 20 anos, em Cascais, organizado pelo extinto MC Costa do Sol e, em 2014, em Sabrosa, sob responsabilidade do Moto Clube do Porto.

Fotos FIM MOTOCAMP 2014

Esperados cerca de 250 mototuristasMotociclistas de toda a Europa regressam a PortugalMototuristas regressam ao norte depois do MotocampSucesso do Motocamp aumenta expectativas para o Mototour