Domingo, 17h, na Avenida dos Aliados

Demonstração de Protesto dos Motociclistas contra a farsa das Inspecções às motos

Queremos segurança e não ser alvo de negócio de outros

É já este domingo, 19 de junho, à tarde, o Moto Clube do Porto juntar-se-á à Demonstração de Protesto que visa alertar o Governo para a forma como estão a ser conduzidas e foram anunciadas as Inspecções Periódicas Obrigatórias às Motos.

Organizada pelo GAM (Grupo de Acção Motociclista), entidade que há 10 anos defende as causas dos motociclistas, esta demonstração terá lugar no Porto, tal como em Lisboa, Faro e Funchal, à mesma hora.

Assim, já que a nossa cidade foi escolhida para palco de uma das pacíficas e tranquilas Demonstrações de Protesto, o Moto Clube do Porto tudo fará para que a iniciativa decorra com sucesso, cativando a opinião pública e chamando a atenção da Comunicação Social para o que se está passar.

Para tal, a tua presença é importantíssima!

O GAM marcou a hora e data para não causar interferência na população num dia de trabalho. E para que possas, neste domingo, prescindir de umas horas e vir engrossar a caravana motociclística que fará um curto percurso de 6,5 km na baixa da Invicta, com início e fim na Avenida dos Aliados.

E porquê?

Porque estranhamos que o anúncio do início das inspecções às motos tenha sido feito pelo presidente da ANCIA (Associação Nacional dos Centros de Inspecção Automóvel) associação com óbvios interesses económicos na situação, e não por elemento do governo com poder de tomar essa decisão. Não é conhecida uma posição clara do Governo sobre esta matéria, ainda não foi publicada nenhuma portaria que as implemente e a própria União Europeia adiou esta decisão para 2022.

Desde sempre, com as nossas manifestações pacíficas e ordeiras, sempre em Lisboa, conseguimos levar a água ao nosso moinho nas questões do imposto de luxo, do desconto nas autoestradas, da protecção dos rails, da equivalência das cartas de condução para as 125 cc ou de fazer ver ao Governo de que somos vítimas e não culpados nos acidentes que nos envolvem.

Pela primeira vez, temos a oportunidade de nos manifestarmos perto de casa. Não desperdices a oportunidade.

Até porque ser sócio de um motoclube não é apenas para passear, ir a convívios ou provas. Há que defender os TEUS direitos.

Obrigado

Razões do Protesto

- Os motociclistas não estão contra as inspeções periódicas e obrigatórias às motos! Não aceitam é que as inspeções sejam movidas, única e exclusivamente, por meros interesses económicos.

- Os motociclistas são a favor das inspeções desde que estas representem uma mais-valia efetiva em termos de segurança. Segurança para os motociclistas como para os outros utentes da via pública.

- Os motociclistas querem ser parte integrante do processo, contribuindo com a sua experiência para tornar as inspeções efetivamente relevantes.

- Os motociclistas marcaram esta ação de protesto para um domingo à tarde para não criar complicações aos outros utentes da via pública, num dia de trabalho.

- O anúncio que o início das inspeções aos motociclos ia começar no dia 1 de outubro, foi feito pelo presidente da Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel (a ANCIA que tem óbvios interesses económicos diretos na situação), e não por elemento do governo, esse sim, com poder de tomar essa decisão e fazer esse anúncio.

- Não existe legislação que permita as inspeções no imediato! Neste momento, está por publicar a portaria que fixa as condições e datas de implementação que, por seu turno, está dependente do processo de aprovação das condições dos centros de inspeção para a vistoria de novas categorias de veículos.

- Foi dito que as inspeções teriam início a 1 de outubro e até falaram no custo de 12,50 € mais IVA mas não falaram do que é realmente importante: quais os parâmetros a avaliar ou os intervalos temporais dessas inspeções. A preocupação maior (a única defendida pela ANCIA!) prende-se com a necessidade de rentabilizar o equipamento já instalado por muitos centros de inspeção. Porque fizeram esse investimento se não existia qualquer legislação nesse sentido? Quem ditou as regras das inspeções, nomeadamente quais os parâmetros a avaliar?

- O Código de Estrada possui regras bem claras quanto às condições que cada veículo deve exibir para circular na via pública, nomeadamente quanto a luzes, piscas, espelhos, estados dos pneus, documentos, etc. Assim, questionamos se as inspeções serão apenas uma forma de controlar o trabalho das polícias?

- Quanto ao facto de quererem ver as inspeções alargadas a todos os motociclos e ciclomotores desde os 50 cc, o responsável da ANCIA foi claro ao dizer que esta seria a única forma de amortizar os elevados investimentos feitos pelos centros de inspeção. Nunca foi abordada a questão da segurança neste segmento.

- Recorde-se que, segundo estudo efetuado na Comunidade Europeia, apenas 0,3 por cento dos acidentes com motociclos têm causa em falhas mecânicas.