Chegou a hora do fabuloso passeio ao Pito

Manifestação abriu ainda mais o apetite pelo ‘pica no chão’ em Calvelo

De consciência tranquila e com a certeza enorme importância da presença de todos os motociclistas na Mega-Manifestação do dia 18 de fevereiro, contra as regras que querem impor aos motociclistas baseadas em argumentos mais do que falsos, perfeitamente absurdos, tempo para desfrutar o que de melhor as motos têm para nos dar. A possibilidade de viajar, de conviver com os amigos, de conhecer novos locais e descobrir os mais fantásticos tesouros da gastronomia nacional. Tempo, pois, para concretizar o Fabuloso Passeio ao Pito, no dia 4 de março, domingo, em animada e retemperadora passeata até Calvelo, Ponte de Lima, onde nos espera um verdadeiro pitéu.

O trajeto, já se adivinha, será entre as mais verdejantes estradas durienses e minhotas, numa descoberta ímpar, onde, depois da visão sobre paisagens rurais e alguns surpreendentes bosques, o paladar vai ganhar enorme ascendente sobre todos os outros sentidos do corpo humano. Esqueçam o olfato ou mesmo o tato (até porque provavelmente terão a sensibilidade reduzida devido às mãos frias…) e preocupem-se em sentar à mesa num local de beleza única, junto à Capela do Senhor do Calvário, em Calvelo, Ponte de Lima. Aí, no mesmo local onde foi servido o almoço do passeio Na Rota do Chocolate, tempo para um prato de enorme tradição minhota, a genuína cabidela de frango ‘pica no chão’, servida pelos mordomos da Comissão de Festas do Senhor do Calvário. E bem acompanhada pelos verdes da região, seja branco ou tinto, cerveja, sumos ou água para os mais sensíveis, antecedida de várias entradas, dos bolinhos de bacalhau ao chouriço assado, e bem rematado por delicioso bolo de chocolate, pudim ou delícia de 3 sabores’. Além do cafezinho, claro está.

A variedade de paisagens desde a sede do Moto Clube do Porto até à freguesia limiana servirá, essencialmente, para abrir o apetite e terá, algures, uma deliciosa e ultrassecreta paragem. Tempo para preparar o almoço em passeio que se prolongará durante a tarde, bem a gosto dos gastrónomos motociclistas, e cujas inscrições, limitadas a 120 pessoas, custam 20 euros para os sócios MCP e 25 € para os restantes motociclistas que ainda não tiveram oportunidade para preencher a papelada e queiram (re)descobrir este inimitável prato da cozinha tradicional portuguesa. Inscrições que podem ser efetuadas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 96.8010833, do Paulo Ribeiro.

Programa

08.45 h. – Briefing na sede do Moto Clube do Porto e partida em direção ao Minho

11.00 h – Paragem para café ou aperitivo

13.00 h. – Almoço em Calvelo