O fabuloso passeio ao pito

20180225 Passeio ao Pito Viagens na Minha Terra à procura do melhor ‘pica no chão’

Adiado para dia 4 de março

Domingo, 18 de fevereiro, de volta a Calvelo, onde já comemos muito bem

O trajeto, por entre as mais verdejantes estradas durienses e minhotas, vai levar-nos, no dia 18 de fevereiro 4 de março, numa descoberta ímpar, onde, depois da visão sobre paisagens rurais e alguns surpreendentes bosques, o paladar vai ganhar enorme ascendente sobre todos os outros sentidos do corpo humano. Esqueçam o olfato ou mesmo o tato (até porque provavelmente terão a sensibilidade reduzida devido às mãos frias…) e preocupem-se em sentar à mesa num local de beleza única, junto à Capela do Senhor do Calvário, em Calvelo, Ponte de Lima. Aí, no mesmo local onde foi servido o almoço do passeio Na Rota do Chocolate, tempo para um prato de enorme tradição minhota, a genuína cabidela de frango pica no chão, servida pelos mordomos da Comissão de Festas do Sr. Do Calvário. E bem acompanhada pelos verdes da região, seja branco ou tinto, cerveja, sumos ou água para os mais sensíveis, antecedida de várias entradas, dos bolinhos de bacalhau ao chouriço assado, e bem rematado por delicioso bolo de chocolate, ‘delícia de 3 sabores’ ou pudim. Além do cafezinho, claro está.

A variedade de paisagens desde a sede do Moto Clube do Porto até à freguesia limiana servirá, essencialmente, para abrir o apetite e terá, algures, uma deliciosa e ultrassecreta paragem. Passeio que se prolongará durante a tarde, bem a gosto dos gastrónomos motociclistas, e cujas inscrições, limitadas a 120 pessoas, custam 20 euros para os sócios MCP e 25€ para os restantes motociclistas que ainda não tiveram oportunidade para preencher a papelada e queiram (re)descobrir este inimitável prato da cozinha tradicional portuguesa. Inscrições que podem ser efetuadas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 968 010 833, do Paulo Ribeiro.

08h45 – Briefing na sede do Moto Clube do Porto e partida em direção ao Minho

11h00 – Paragem para café ou aperitivo