Deambulando pelo Minho

10 Sabores do MinhoO passado sábado, 8 de Fevereiro, foi o dia escolhido pelo Moto Clube do Porto para, com o apoio da MotoTrofa, levar uma caravana de 31 motos a Ponte de Lima.
O amanhecer cinzento não assustou ninguém e às 8:30h, ao mesmo tempo que as portas da MotoTrofa se abriam, chegavam os primeiros participantes. Foi tempo, então, para apreciar as últimas novidades em equipamento e motos, dar dois dedos de conversa e petiscar o ótimo pequeno almoço com que, como é costume, os nossos anfitriões nos brindaram. Os últimos minutos serviram para agradecer o apoio que o Francisco e a Isabel dão ao nosso Clube e fazer um rápido briefing com as informações mais importantes para o bom desenrolar do passeio.
Com um ligeiro atraso, em relação à hora prevista, fizemo-nos à estrada com uma ligação rápida até Vila Verde onde, finalmente, chegou a hora de poder apreciar as paisagens e as estradas minhotas, com passagem por Pico de Regalados, Portela de Vade e Ponte da Barca, onde nos juntamos ao Rio Lima até chegarmos ao nosso destino - Ponte de Lima.
Esta antiga vila recebe bem os motociclistas, proporcionando-nos um excelente estacionamento para as nossas “meninas”, no centro histórico, mesmo junto à ponte romana; estava na hora da visita ao Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde onde, para além da exposição dos diversos utensílios utilizados no cultivo da vinha e na produção do vinho, pudemos ficar a conhecer a sua história e particularidades, finalizando a visita com uma prova de vinhos. Como ainda era cedo para almoçar, pudemos passear pelas ruelas do centro histórico antes de nos dirigirmos para o restaurante onde, depois das entradas, pudemos deliciar o palato com o arroz de sarrabulho acompanhado pelos rojões, tudo bem regado pelo branco ou tinto, antes de terminar com o leite creme, pudim, diversos bolos e café. Ao contrário do ditado popular - “barriga cheia, companhia desfeita” – o grupo continuou coeso na travessia da ponte a caminho da outra visita programada, o Museu do Brinquedo Português; foi uma verdadeira viagem no tempo à nossa juventude, (re)vendo brinquedos que encheram os nossos primeiros anos de vida. A última sala foi a que mais nos marcou e deslumbrou, com a maquete de uma cidade, com comboios, teleféricos, aeroporto, …. , que a todos recordou uma idade mais avançada onde quase todos nós brincamos com pistas de slot e comboios.
Com o avançar da tarde, e com a hora de regresso a chegar, alguns decidiram seguir diretamente para as suas casas (ou em alguns casos para o Estádio do Dragão 😊) enquanto os resistentes rodaram em grupo de volta à MotoTrofa onde ainda tiveram tempo para fazer um Test Drive às novidades.

• 01-Sabores do Minho
  • 02-Sabores do Minho