FIM MOTOTOUR OF NATIONS 2019

FIM MOTOTOUR OF NATIONS 2019Encontro de culturas num clássico do moto turismo internacional

5 a 8 de setembro – Castelo de Vide

6.ª edição com a maior participação de sempre

O 4.º evento anual do Calendário Clássico mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) reuniu este ano, em Portugal, 290 participantes provenientes de 14 países. O encontro teve lugar em Castelo Vide, onde a caravana internacional deu início à aventura desbravando a história e a cultura da região do Alto Alentejo.

A primeira edição do evento teve lugar em 2013, em Itália, Áustria e Eslovénia. Trata-se de um evento de moto turismo puro, rolante, com a caravana – itinerante – a conhecer a região do clube/país organizador, tendo como mote elevados padrões de qualidade e conforto na visita aos principais pontos de atração das regiões percorridas.

Habituado a grandes desafios e com uma experiência alicerçada em inúmeros eventos internacionais, o Moto Clube do Porto volta assim às grandes organizações reforçando o ecletismo e imagem internacional. Nesta 6.ª edição do evento, decorrido entre 5 e 8 de setembro, a inovação e a qualidade tiveram lugar de destaque surpreendendo todos os motociclistas internacionais que visitaram Portugal.

Com epicentro em Castelo de Vide, o Mototour 2019 teve como tema central o regresso à natureza e ao encanto e tranquilidade da atmosfera rural, proporcionando uma experiência única repleta de fantásticas paisagens, elegantes e acolhedores alojamentos de turismo rural, solares históricos e pequenos hotéis de charme. Uma viagem cultural inesquecível onde se destacou ainda a gastronomia tradicional alentejana. A originalidade esteve também presente na escolha dos percursos com enorme variedade de estradas, onde o prazer de condução ganhou outro ímpeto graças ao enquadramento paisagístico desenhado por amplas searas, grandes olivais, serras, planícies e rios. Variedade também nos monumentos que sublinham séculos da rica história lusitana, da presença dos povos pré-históricos, árabes e romanos, das batalhas pela independência. Percurso pelas memórias de um país bonito e seguro, onde a hospitalidade das gentes deixa marca indelével no coração de quem o visita. Esta foi uma oportunidade única para descobrir a serenidade do interior, usufruindo ao máximo da moto no encontro com valores imutáveis, com elevada qualidade e excelência organizativa à medida do Moto Clube do Porto.

O programa de 3 dias + 1 (Programa Opcional) foi marcado pelo caloroso convívio entre os participantes das diferentes nacionalidades - Andorra, Bélgica, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Itália, Irlanda, Portugal e Suíça.

Fomos bafejados pelo bom tempo, com sol abundante, temperaturas altas e boa visibilidade na estrada, o que muito contribuiu para um incrível fim de semana de verão no interior. O ritmo de andamento foi calmo e ordeiro e o grupo - dividido em quatro subgrupos de motociclistas encabeçados cada um por 5 marshalls do Moto Clube do Porto, avançou em caravana internacional dando início à descoberta na região do Alto Alentejo.

O programa idealizado pelo Moto Clube do Porto, abrangeu uma vasta quantidade de visitas que destacaram de forma única, a riqueza e a história da região, sem que estas se impusessem ao ritmo tranquilo e casual do passeio.

Dia 1

Como é habitual, o primeiro dia foi tempo de chegada, entrosamento, conhecimento e adaptação dos participantes, o que aconteceu de forma natural e muito espontânea. O check in decorreu conforme previsto e dentro dos horários estabelecidos num ambiente fluído de boa disposição. A receção decorreu no hall da Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Após o processo de inscrição, todos os participantes foram encaminhados e distribuídos pelas 22 unidades hoteleiras criteriosamente selecionadas, situadas em locais estratégicos de uma enorme beleza natural e tranquilidade únicas. No final do dia, o shuttle recolheu todos os participantes para o jantar, que todas as noites decorreu em Castelo de Vide, numa majestosa tenda montada para o efeito numa rua encerrada ao trânsito para o evento.

Destaque para a qualidade excecional do catering ao jantar, bem como a grande diversidade de petiscos regionais servidos ao longo do dia, como a bochecha de porco, as migas ou as açordas.

A gastronomia de excelência foi um dos aspetos ao qual dedicamos especial atenção nesta edição do Mototour of Nations dando a conhecer os sabores locais aos visitantes das várias nacionalidades.

Dia 2

Brindados por um sol radioso, iniciamos o segundo dia do passeio com excelente disposição tirando o maior partido da condução até Mosteiros, onde parámos para um coffee-break.

A primeira visita impunha grande expetativa, desta vez pela modernidade arquitetónica: o Centro de Ciência do Café e a Adega Mayor, uma obra grandiosa e talvez um dos menos conhecidos projetos do aclamado arquiteto português Álvaro Siza. Foi surpreendente assistir à inusitada planície verdejante assinalada por uma estrutura modular imersa na paisagem.  

A hora de almoço estava reservada a explorar Ouguela e o seu castelo, onde desfrutamos de uma pausa assistindo a um cenário único. A paisagem, a história e a cozinha local uniram-se numa experiência singular: um delicioso repasto feito de saborosos churrascos com vistas deslumbrantes para a paisagem que se erguia entre as ameias do castelo.

Seguimos em direção a Elvas e ao Forte da Graça.

Pitoresco e encantador, o centro histórico de Elvas, mais precisamente a Praça da República, foi o local eleito para refrescar e esticar as pernas. O próximo destino seria o Forte da Graça onde nos esperava um petisco farto e surpreendente enquadrado na belíssima arquitectura do Forte, tendo como pano de fundo a imponente casa do Governador, agora restaurada.

Seguindo o programa definido, dirigimo-nos para a idílica vila de Marvão, onde nos aguardava um dos momentos mágicos deste passeio. Situada no topo da Serra do Sapoio, Marvão ofereceu-nos uma visão digna de conto de fadas: a atmosfera quente, o horizonte a perder de vista e o pôr do sol, foram os protagonistas de um relaxante final de tarde de verão.

Depois de um dia intenso repleto de conhecimento e sabores, regressámos a Castelo de Vide, onde se realizou o jantar seguido do merecido descanso! O dia seguinte reservava-nos novas e enriquecedoras experiências.

Dia 3

Após uma hora de ameno passeio em estrada, avistamos Vila Viçosa, pequeno tesouro do Alentejo profundo, repleto de história e sabedoria.

Aqui esperava-nos um café da manhã, ao estilo de pequeno almoço, para nos aconchegar para a visita ao fantástico museu dos Coches.

Vila Viçosa alberga, desde o início do século XVI e até à Proclamação da República (5 de outubro de 1910), o Paço Ducal, residência oficial dos Duques de Bragança. Nas antigas cocheiras do palácio está instalada uma seção do Museu Nacional dos Coches, que conta com 73 veículos.  

O almoço em Évora Monte foi uma verdadeira festa para os sentidos! O fabuloso Bacalhau à Brás e a sua versão vegetariana muito se assemelhavam, tal a qualidade da confeção! Para além deste prato tão português tivemos oportunidade de nos deleitar com variados petiscos locais e bebidas bem frescas, que muito bem nos soube neste dia particularmente quente.

Depois da merecida pausa e deleite gastronómico, seguimos para Estremoz, onde visitamos as singulares pedreiras de Mármore de Estremoz.

Nas imediações de cidade avistámos os locais de extração do mundialmente famoso mármore que pede emprestado o nome à cidade. O contacto com esta natureza branca e rude gerou um entusiasmo inesperado, despertando os sentidos a todos os participantes. Na antiga pedreira que visitámos, a visão incrível de uma cratera profunda inspirou a imaginação e a curiosidade de todos. Testemunhar um tesouro proveniente das entranhas das terras alentejanas, tão apreciado em todo o mundo, recordou-nos da riqueza diversa e única do nosso país, reconhecimento validado pelo olhar arrebatado de todos os participantes nacionais e estrangeiros.

Seguir-se-iam outros segredos bem guardados destas paragens: o Museu dos Bonecos de Estremoz.

Visível ao longe graças ao caraterístico branco que decora o exterior das casas, Estremoz espalha-se ao longo de uma colina, protegida pelas velhas muralhas e pela imponente Torre de Menagem.

Mas Estremoz tem mais, muito mais para ver! Tem até os únicos bonecos que fazem parte do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Ou melhor, o primeiro figurado do Mundo a merecer a distinção da UNESCO. Arte popular que conta com mais de 300 anos de história vulgarmente conhecida como ‘bonecos de Estremoz’.

Prosseguimos para Arronches e aqui fizemos uma paragem para um coffee break numa das mais interessantes unidades museológicas da região, inaugurada há pouco mais de dois meses.

O Museu CEIRA (Centro Interativo da Ruralidade de Arronches) convidou-nos para um mergulho na história dos ofícios e tradições, costumes e utensílios da vida no campo. A abordagem interativa deste novo espaço museológico foi uma surpresa que facilmente nos fez recuar no tempo reproduzindo antigas vivências.

O final da tarde foi tempo de recarregar energias no hotel para mais tarde desfrutar do Jantar de Gala em Castelo de Vide. Na nossa tenda habitual demos por terminada a aventura por terras do Alto Alentejo, celebrando com profusa alegria a partilha de mais uma experiência incrível. Aqui foi servido o Jantar de Gala com menu recheado de entradas e prato típico da região. Os prémios de Federação mais representada bem como o prémio de Moto Clube mais representado foram atribuídos de forma simples, seguindo-se o agradecimento pela colaboração a todas as entidades envolvidas, e a todos, a sua presença imprescindível para que o Mototour 2019 fosse um sucesso!

Na agenda ficou assinalado novo encontro para 2020, desta vez na Dinamarca.

Dia 4 – Programa Opcional

Cerca de metade dos participantes iniciais elegeram este dia para prosseguirem viagem em direção a suas casas. Os restantes acompanharam um Programa Opcional concebido pela organização do Moto Clube do Porto fechando com chave de ouro este inesquecível Mototour.

Deixamos Castelo de Vide e partimos rumo a Alter do Chão, com tempo para conhecer o museu Álamo, o Castelo e o centro de uma vila. O almoço decorreu no Mercado Municipal e mais uma vez pudemos deliciar-nos com segredos da cozinha local.

Após almoço volante onde foram apresentados deliciosos petiscos regionais, seguimos viagem em direção a Fronteira pelos belos caminhos alentejanos, percorrendo grandes retas e também bonitas curvas, num deleite de condução em estradas muito bem conservadas e quase sem trânsito!

A seguir ao coffee-break na vila de Fronteira, deixamo-nos surpreender pelo horizonte amplo e claro com que nos brindava o acesso à Senhora da Penha, por caminhos através de “Carreiras”, sempre com surpreendentes vistas sobre a cidade de Castelo de Vila. 

Conhecemos a interessante lenda da Senhora da Penha e subimos a longa escadaria construída na Serra de São Paulo, até à Ermida de Nossa Senhora da Penha. As vistas altaneiras sobre Castelo de Vide e sobre grande parte do Parque natural da Serra de São Mamede surpreenderam todos os presentes.

O fim da jornada terminou com o regresso a Castelo de Vide, jantar e encerramento final do programa do FIM Mototour of Nations 2019 para os participantes que se juntaram a nós neste dia excecional.

Apesar das dificuldades inerentes à logística que envolve uma organização desta envergadura, o Moto Clube do Porto provou mais uma vez a sua vasta experiência e capacidade na organização de grandes eventos, que nesta ocasião contou com a colaboração incansável de 30 membros na organização e com o generoso acolhimento e hospitalidade de todas as cidades e vilas que nos receberam de braços abertos e nos deram a conhecer a sua história, os seus monumentos, a sua farta mesa e as suas tradições. Todos os participantes ficaram rendidos a esta experiência, uma forma diferente de fazer turismo sobre duas rodas numa harmonia perfeita com a natureza, a gastronomia e as memórias do Alto Alentejo, que agora são também de todos nós.

Todas as fotos no site do evento --> http:\\fim-mototour2019.pt