Moto Clube do Porto em grande no 21.º Portugal de Lés-a-Lés

MCP no 21LaLDas verificações técnicas ao secretariado, dos superdivertidos controlos à obrigação de ‘vassourar’ toda a caravana, das belíssimas fotografias aos apaixonados relatos, sem esquecer a maior representação clubística…

Marcando fortíssima presença na 21.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés, o Moto Clube do Porto voltou a brilhar na grande aventura organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal, sempre com imprescindível apoio de moto clubes de todo o País. Da parte do MCP, além do maior número de participantes inscritos entre o pelotão de 1900 motos e mais de 2000 motociclistas, presença bem notada na equipa organizativa como nos postos de controlo.

Em 2019 foram 4 os ‘picas’ assegurados pelo MCP, dos 18 que completavam a tarjeta que os aventureiros foram marcando desde Felgueiras até Lagos, com Figueira da Foz e Arruda dos Vinhos como ‘cidades-etapa’. A começar pelo Passeio de Abertura onde o Armando Moutinho, o Manuel Tavares, a Marinha Aguiar, a Susana Martins e o Carlos Gomes recriaram a rábula do ‘saco azul’, tristemente afamado por autarca de Felgueiras, ‘exigindo’ um pequeno apoio (que não um suborno propriamente dito!…) em troca do primeiro furo na tarjeta de controlo.

Antes disso já muitos outros sócios tinham ‘entrado ao serviço’ nas verificações técnicas como o Sérgio Correia, Vasco Rodrigues e Nuno TGV Freitas, Nuno Trepa Leite, Paulo e Tiago Mendes, às simpáticas meninas de apoio ao secretariado, Alice Barros, Maria João Madureira, Tuxa Oliveira, Fátima Iglésias e Paula Pereira, passando pelo ‘pai’ Ernesto Brochado, ao escriba de serviço Paulo Ribeiro e à fotógrafa Delfina Brochado, autora destes belíssimos bonecos. Pelo menos dos que estão decentemente fotografados! E terminando com os ‘vassouras’ Sérgio Correia, Vasco Rodrigues e Nuno TGV Freitas… sempre os últimos a chegar.

Mas seria no segundo dia da gigantesca maratona mototurística, durante a 1.ª etapa com passagem pelo Porto, que o MCP esteve em grande com a organização do controlo na Afurada, assegurando a presença de grande ‘comunidade piscatória’, vestida a rigor, na Marina da Afurada, mesmo junto ao restaurante O Carvão do nosso sócio e amigo Filipe Morais. Equipa que aguentou estoicamente, cerca de 8 horas ao sol e ao vento, quase sem tempo para comer, mas sempre bem-dispostos e transmitindo enorme alegria, e que foi composta pelo José Fonseca, Anatilde, Maria Ramos, João Condé, Alcino Nunes, Joaquim Gomes e Helena, Carlos Teixeira, Fátima Iglésias, Dias Costa, Eduardo Almeida e os ‘repetentes’ Gomes, Tavares e Moutinho. Sem esquecer, claro está, os nossos mais ativos sócios de Coimbra, os ‘Xuxu’s’ Jorge Andrade e Xana Pina.

Com a Sofia, sócia e filha do também sócio António Baqué, como a mais jovem condutora do pelotão aos 18 anos, lá seguiu a caravana para sul onde o Moto Clube do Porto voltou a marcar pontos, com presença em Salir do Porto. A autarquia das Caldas da Rainha fez questão de receber os visitantes em grande estilo e o Carlos Gomes e o Germano Mateus estiveram à altura da ocasião dando ‘carta de alforria’ aos participantes num posto de controlo verdadeiramente do car*+#$%. Dupla que voltou a fazer das suas no cais palafítico da Carrasqueira, construído pelos pescadores da década de 1960 para recolher os barcos, redes e outros artefactos no concelho de Alcácer do Sal, onde a pesca empenhada de raríssimos espécimes marítimos trouxe à rede… montes de diversão e muitos sorrisos marotos. Que é isto, também, o Lés-a-Lés, em espírito que o Moto Clube do Porto tão bem sabe interpretar.

• 01-MCP no 21LaL
  • 02-MCP no 21LaL