Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

À Descoberta de uma Estrela diferente

Quinta edição do À Descoberta mostrou maravilhas serranas em experiência única centrada na Covilhã

Em fabuloso fim de semana para a prática da modalidade, o Moto Clube do Porto, com imprescindível apoio da MotoTrofa e do Moto Clube da Covilhã - Lobos da Neve, levou meia centena de mototuristas às portas do paraíso, com surpreendente redescoberta da Estrela. Na 5.ª edição do À Descoberta, com epicentro na Covilhã, tempo para descobrir paisagens únicas, estradas fantásticas, comidas deliciosas e gentes afáveis, sempre com a serra em pano de fundo.

Não há como um fim de semana alongado para aproveitar o mototurismo em todo o seu esplendor. Qualquer destino é bom quando se fala em andar de moto e conhecer novos locais ou revisitar pontos conhecidos. Mas optando pelo mais elevado maciço montanhoso de Portugal Continental, de paisagens variando entre as mais frondosas florestas e a imponente e melancólica aridez nas maiores altitudes, tudo ganha outra dimensão. E se, como anfitriões e guias, estiveram as pessoas que melhor conhecem os cantos à casa, então estão garantidos momentos ímpares de descoberta e diversão, gastronomia e história, paisagens e convívio. Preâmbulo para agradecer todo o apoio aos rejuvenescidos Lobos da Neve, com o presidente Rui Santos (também sócio do MCP) a liderar a alcateia mais motociclística do País que, com ajuda de muitos sócios, incluindo marcante presença do tesoureiro do clube beirão, Filipe Gomes, acolheu de forma calorosa os turistas do Porto. Desde a receção aos participantes, em plena arcada da Câmara Municipal da Covilhã e com direito a atuação de quatro bandas filarmónicas (Covilhã, Crato, Erada e Aldeia Nova do Cabo), prosseguindo com a descoberta da rica e inusitada arte urbana no centro da Covilhã. Tempo para conhecer paredes transformadas pela magia dos pincéis, sprays e outras técnicas de expressão artística, com explicações a cargo dos responsáveis do Wool – Festival de Arte Urbana da Covilhã que ao longo de mais de duas horas desvendaram segredo de algumas obras de artistas portugueses e estrangeiros. Nomes bem conhecidos no meio, como Mr. Dheo, Bordalo II, Draw ou Arm Collective, que geraram enorme impacto nos visitantes, tão grande como a passagem na antiga e bem característica mercearia A Tentadora ou a descoberta da cherovia (pastinaca sativa). Tubérculo que foi de grande importância na alimentação antes da introdução da batata e que a Confraria da Cherovia e do Pastel de Molho defende e promove de forma empenhada. De forma parecida com uma cenoura mas de cor pálida, rica em fibra, ácido fólico, cálcio e vitamina C, tem inúmeras utilizações culinárias, da tempura ao puré, da sopa aos doces. Passando pelo pastel de molho, recheando a finíssima massa de cherovia com carne, em jeito de Pastel de Chaves mas muito mais elegante e menos pesado que todos tiveram oportunidade de provar (e elogiar) durante o passeio pela parte antiga da Covilhã.

Antes do check-in no Sport Hotel, unidade criada pelo grupo Natura IMB Hotels no local do antigo Covilhã Parque Hotel, que abriu propositadamente para acolher o grupo respeitando compromisso assumido, em verdadeira antestreia de novo conceito que incentiva à prática desportiva, sobretudo para quem procura desportos de montanha, tempo ainda para apreciar o por do sol na Torre. Momento único no ponto mais alto de Portugal Continental, com agradável passeata pela subida tornada mítica por muitas etapas velocipédicas da Volta a Portugal.

Das Minas da Panasqueira aos vales glaciares, com passagem… pelo «Stelvio»

Noite bem dormida, energias recuperadas e tempo para o grande dia do À Descoberta - Covilhã 2018, com partida do centro da cidade que contou já com mais de 200 fábricas ligadas aos lanifícios, para, com importante apoio do S. Pedro, oferecendo dia soalheiro mas sem demasiado calor, rumar a quase 200 quilómetros de descoberta. Com boa disposição reinante, em grupo muito divertido e de espetacular ambiente, tempo para a primeira paragem do programa nas Minas da Panasqueira, que chegaram a dar trabalho a mais de 12 mil pessoas durante a I Grande Guerra. Dentro do maior gasómetro do Mundo, um antigo depósito de combustível cuja forma imita os sistemas de iluminação utilizados pelos mineiros, José Luís Campos historiou, de forma conhecedora e apaixonada, mais de um século de exploração mineira, entre documentos e equipamentos, retratando a vida das minas desde a primeira «pedra negra e luzidia» encontrada em 1881 pelo Pescão de Casegas, um carvoeiro que ganhava a vida recolhendo carqueja, giesta e urze. História assente naquele que é considerado o melhor volfrâmio do Mundo, com o maior nível de tungsténio, e que, da utilização nos carros de combate ou nas peças de balística utilizadas para fins bélicos, passou, nos dias que correm, a ser utilizado nas brocas dos dentistas ou nas peças vibratórias dos telemóveis entre muitos outros fins. Contando atualmente com 300 trabalhadores diretos, as Minas da Panasqueira encerram histórias sem fim e revelaram possuir, em meados do século passado, forma única de assistência própria, com cuidados sociais e médicos, proporcionando aos trabalhadores a satisfação de todas as necessidades, desde a escola para os filhos à substituição de lâmpadas, da assistência nos partos à prática desportiva.

Tempo ainda para curta visita à primeira mina perfurada no início do século XX, entremeada com os primeiros petiscos do dia, mirando as impressionantes paisagens, quase lunares, criadas pela terra extraída ao longo de mais de um século de exploração mineira, seguindo-se ligação até Sobral de S. Miguel. Uma das 27 aldeias integrada na Rede das Aldeias do Xisto que apresenta a particularidade de ter executivo composto exclusivamente por mulheres, da Presidente da Junta de Freguesia, Sandra Ferreira, à Secretária, Teresa Costa, e à Tesoureira, Sofia Sobreiro. Que receberam os mototuristas com enorme simpatia e deliciosas picas de bacalhau, espécie de bola de farinha de milho com bacalhau e cebola picada (podem ter petingas ou chouriço), que vão ao forno enrolados em folha de couve. Servidos juntamente com saborosas filhós, feitas já com açúcar na massa, acompanhadas de jeropiga e do pão feito no forno comunitário, com a sabedoria e experiência conferida pelos 81 anos da Ti’Ana. Momento gastronómico que preparou a subida da Serra da Estrela pela vertente menos turística, atravessando estrada rumo à Lagoa Comprida que, pelo desenho e curvas, qualidade de piso e vistas oferecidas justifica plenamente epíteto de «Stelvio das Beiras». Passagem ainda em Alvôco da Serra e Sabugueiro antes do almoço no Eco Resort Vale do Rossim, nas Penhas Douradas, com vista para o lago criado no maior vale glaciar da Europa.

Em dia de estradas fabulosas, proporcionando enorme gozo de condução, passagem pelo Poço do Inferno, interessante formação geológica que forma vistosa cascata, com a queda das águas da ribeira de Leandres a 10 metros de altura, antes de aventura por fora de estrada até ao enorme planalto da Nave de Santo António, apreciando o Vale Glaciar do Zêzere que, com 13 quilómetros de extensão é um dos maiores da Europa. Vistas deslumbrantes que encheram a alma e o estômago, reconfortado pelo lanche em Unhais da Serra, em jeito de preparação para o excelente jantar servido no Clube de Campo da Covilhã – Restaurante Cozinha da Avó, rematado com aventura na noite covilhanense, descobrindo alguns dos mais animados bares.

À Descoberta em terra de descobridores

No domingo, já com tempo mais condizente com época do ano e com a região serrana, o adeus, ou melhor um até já, a Pero da Covilhã com viagem serena e fresca até Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral e de forte presença judaica, cada vez mais atrativa para turistas. Pelo caminho, tempo para uma fotografia na enigmática torre Centum Cellas, localizada em Colmeal da Torre, e que poderá ter sido prisão ou templo, albergaria para descanso dos viajantes ou ‘villa’ romana. Menos dúvidas quanto à origem e função em Sortelha, belíssima vila que manteve inalterada a fisionomia urbana e arquitetónica, rodeada por muralhas defensivas e pelo castelo do século XIII. E onde o Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve voltou a fazer das suas, proporcionando a degustação de mais uma petisquice, com sabores locais, dos queijos aos enchidos passando pelos doces. Aproximava-se do final um excelente fim de semana À Descoberta da Covilhã mas não sem antes visitar o Museu do Queijo, em Peraboa, freguesia onde estão sedeados os Lobos da Neve. Ali, tempo para todas explicações, estórias e curiosidades sobre uma das mais importantes fontes de rendimento da região, e onde, além dos métodos de fabrico ficaram a conhecer-se algumas particularidades do queijo da serra, da melhor forma de o conservar e até degustar. Aperitivo primeiro para o almoço na excelente Quinta da Amoreira, às portas da Covilhã, onde tão bem se estava que as despedidas duraram até meio da tarde. Despedida com agradecimento sentido aos elementos do Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve, Francisco Mota, Patrícia Santos, Orlanda Silva e Andreia Dias além, claro, de Rui Santos, presidente da associação beirã e cuja forma de estar e receber é reveladora do muito que este clube tem para oferecer ao meio motociclístico. Para os sócios e amigos do Moto Clube do Porto, tempo de regressar a casa após um fim de semana que todos catalogaram de excelente, onde tudo se conjugou para mais um hino ao mototurismo, elevando a fasquia para o 6.º À Descoberta.

001_ADC18
001_ADC18 001_ADC18
002_ADC18
002_ADC18 002_ADC18
003_ADC18
003_ADC18 003_ADC18
004_ADC18
004_ADC18 004_ADC18
005_ADC18
005_ADC18 005_ADC18
006_ADC18
006_ADC18 006_ADC18
007_ADC18
007_ADC18 007_ADC18
008_ADC18
008_ADC18 008_ADC18
009_ADC18
009_ADC18 009_ADC18
010_ADC18
010_ADC18 010_ADC18
011_ADC18
011_ADC18 011_ADC18
012_ADC18
012_ADC18 012_ADC18
013_ADC18
013_ADC18 013_ADC18
014_ADC18
014_ADC18 014_ADC18
015_ADC18
015_ADC18 015_ADC18
016_ADC18
016_ADC18 016_ADC18
017_ADC18
017_ADC18 017_ADC18
018_ADC18
018_ADC18 018_ADC18
019_ADC18
019_ADC18 019_ADC18
020_ADC18
020_ADC18 020_ADC18
021_ADC18
021_ADC18 021_ADC18
022_ADC18
022_ADC18 022_ADC18
023_ADC18
023_ADC18 023_ADC18
024_ADC18
024_ADC18 024_ADC18
025_ADC18
025_ADC18 025_ADC18
026_ADC18
026_ADC18 026_ADC18
027_ADC18
027_ADC18 027_ADC18
028_ADC18
028_ADC18 028_ADC18
029_ADC18
029_ADC18 029_ADC18
030_ADC18
030_ADC18 030_ADC18
031_ADC18
031_ADC18 031_ADC18
032_ADC18
032_ADC18 032_ADC18
033_ADC18
033_ADC18 033_ADC18
034_ADC18
034_ADC18 034_ADC18
035_ADC18
035_ADC18 035_ADC18
036_ADC18
036_ADC18 036_ADC18
037_ADC18
037_ADC18 037_ADC18
038_ADC18
038_ADC18 038_ADC18
039_ADC18
039_ADC18 039_ADC18
040_ADC18
040_ADC18 040_ADC18
041_ADC18
041_ADC18 041_ADC18
042_ADC18
042_ADC18 042_ADC18
043_ADC18
043_ADC18 043_ADC18
044_ADC18
044_ADC18 044_ADC18
045_ADC18
045_ADC18 045_ADC18
046_ADC18
046_ADC18 046_ADC18
047_ADC18
047_ADC18 047_ADC18
048_ADC18
048_ADC18 048_ADC18
049_ADC18
049_ADC18 049_ADC18
050_ADC18
050_ADC18 050_ADC18
051_ADC18
051_ADC18 051_ADC18
052_ADC18
052_ADC18 052_ADC18
053_ADC18
053_ADC18 053_ADC18
054_ADC18
054_ADC18 054_ADC18
055_ADC18
055_ADC18 055_ADC18
056_ADC18
056_ADC18 056_ADC18
057_ADC18
057_ADC18 057_ADC18
058_ADC18
058_ADC18 058_ADC18
059_ADC18
059_ADC18 059_ADC18
060_ADC18
060_ADC18 060_ADC18
061_ADC18
061_ADC18 061_ADC18
062_ADC18
062_ADC18 062_ADC18
063_ADC18
063_ADC18 063_ADC18
064_ADC18
064_ADC18 064_ADC18
065_ADC18
065_ADC18 065_ADC18
066_ADC18
066_ADC18 066_ADC18
067_ADC18
067_ADC18 067_ADC18
068_ADC18
068_ADC18 068_ADC18
069_ADC18
069_ADC18 069_ADC18
070_ADC18
070_ADC18 070_ADC18
071_ADC18
071_ADC18 071_ADC18
072_ADC18
072_ADC18 072_ADC18
073_ADC18
073_ADC18 073_ADC18
074_ADC18
074_ADC18 074_ADC18
075_ADC18
075_ADC18 075_ADC18
076_ADC18
076_ADC18 076_ADC18
077_ADC18
077_ADC18 077_ADC18
078_ADC18
078_ADC18 078_ADC18
079_ADC18
079_ADC18 079_ADC18
080_ADC18
080_ADC18 080_ADC18
081_ADC18
081_ADC18 081_ADC18
082_ADC18
082_ADC18 082_ADC18
083_ADC18
083_ADC18 083_ADC18
084_ADC18
084_ADC18 084_ADC18
085_ADC18
085_ADC18 085_ADC18
086_ADC18
086_ADC18 086_ADC18
087_ADC18
087_ADC18 087_ADC18
088_ADC18
088_ADC18 088_ADC18
089_ADC18
089_ADC18 089_ADC18
090_ADC18
090_ADC18 090_ADC18
091_ADC18
091_ADC18 091_ADC18
092_ADC18
092_ADC18 092_ADC18
093_ADC18
093_ADC18 093_ADC18
094_ADC18
094_ADC18 094_ADC18
095_ADC18
095_ADC18 095_ADC18
096_ADC18
096_ADC18 096_ADC18
097_ADC18
097_ADC18 097_ADC18
098_ADC18
098_ADC18 098_ADC18
099_ADC18
099_ADC18 099_ADC18
100_ADC18
100_ADC18 100_ADC18
101_ADC18
101_ADC18 101_ADC18
102_ADC18
102_ADC18 102_ADC18
103_ADC18
103_ADC18 103_ADC18
104_ADC18
104_ADC18 104_ADC18
105_ADC18
105_ADC18 105_ADC18
106_ADC18
106_ADC18 106_ADC18
107_ADC18
107_ADC18 107_ADC18
108_ADC18
108_ADC18 108_ADC18
109_ADC18
109_ADC18 109_ADC18
110_ADC18
110_ADC18 110_ADC18
111_ADC18
111_ADC18 111_ADC18
112_ADC18
112_ADC18 112_ADC18
113_ADC18
113_ADC18 113_ADC18
114_ADC18
114_ADC18 114_ADC18
115_ADC18
115_ADC18 115_ADC18
116_ADC18
116_ADC18 116_ADC18
117_ADC18
117_ADC18 117_ADC18
118_ADC18
118_ADC18 118_ADC18
119_ADC18
119_ADC18 119_ADC18
120_ADC18
120_ADC18 120_ADC18
121_ADC18
121_ADC18 121_ADC18
122_ADC18
122_ADC18 122_ADC18
123_ADC18
123_ADC18 123_ADC18
124_ADC18
124_ADC18 124_ADC18
125_ADC18
125_ADC18 125_ADC18
126_ADC18
126_ADC18 126_ADC18
127_ADC18
127_ADC18 127_ADC18
128_ADC18
128_ADC18 128_ADC18
129_ADC18
129_ADC18 129_ADC18
130_ADC18
130_ADC18 130_ADC18
131_ADC18
131_ADC18 131_ADC18
132_ADC18
132_ADC18 132_ADC18
133_ADC18
133_ADC18 133_ADC18
134_ADC18
134_ADC18 134_ADC18
135_ADC18
135_ADC18 135_ADC18
136_ADC18
136_ADC18 136_ADC18
137_ADC18
137_ADC18 137_ADC18
138_ADC18
138_ADC18 138_ADC18
139_ADC18
139_ADC18 139_ADC18
140_ADC18
140_ADC18 140_ADC18
141_ADC18
141_ADC18 141_ADC18
142_ADC18
142_ADC18 142_ADC18
143_ADC18
143_ADC18 143_ADC18
144_ADC18
144_ADC18 144_ADC18
145_ADC18
145_ADC18 145_ADC18
146_ADC18
146_ADC18 146_ADC18
147_ADC18
147_ADC18 147_ADC18
148_ADC18
148_ADC18 148_ADC18
149_ADC18
149_ADC18 149_ADC18
150_ADC18
150_ADC18 150_ADC18
151_ADC18
151_ADC18 151_ADC18
152_ADC18
152_ADC18 152_ADC18
153_ADC18
153_ADC18 153_ADC18
154_ADC18
154_ADC18 154_ADC18
155_ADC18
155_ADC18 155_ADC18
156_ADC18
156_ADC18 156_ADC18
157_ADC18
157_ADC18 157_ADC18
158_ADC18
158_ADC18 158_ADC18
159_ADC18
159_ADC18 159_ADC18
160_ADC18
160_ADC18 160_ADC18
161_ADC18
161_ADC18 161_ADC18
162_ADC18
162_ADC18 162_ADC18
163_ADC18
163_ADC18 163_ADC18
164_ADC18
164_ADC18 164_ADC18
165_ADC18
165_ADC18 165_ADC18
166_ADC18
166_ADC18 166_ADC18
167_ADC18
167_ADC18 167_ADC18
168_ADC18
168_ADC18 168_ADC18
169_ADC18
169_ADC18 169_ADC18
170_ADC18
170_ADC18 170_ADC18
171_ADC18
171_ADC18 171_ADC18
172_ADC18
172_ADC18 172_ADC18
173_ADC18
173_ADC18 173_ADC18
174_ADC18
174_ADC18 174_ADC18
175_ADC18
175_ADC18 175_ADC18
176_ADC18
176_ADC18 176_ADC18
177_ADC18
177_ADC18 177_ADC18
178_ADC18
178_ADC18 178_ADC18
179_ADC18
179_ADC18 179_ADC18
180_ADC18
180_ADC18 180_ADC18
181_ADC18
181_ADC18 181_ADC18
182_ADC18
182_ADC18 182_ADC18
183_ADC18
183_ADC18 183_ADC18
184_ADC18
184_ADC18 184_ADC18
185_ADC18
185_ADC18 185_ADC18
186_ADC18
186_ADC18 186_ADC18
187_ADC18
187_ADC18 187_ADC18
188_ADC18
188_ADC18 188_ADC18
189_ADC18
189_ADC18 189_ADC18
190_ADC18
190_ADC18 190_ADC18
191_ADC18
191_ADC18 191_ADC18
192_ADC18
192_ADC18 192_ADC18
193_ADC18
193_ADC18 193_ADC18
194_ADC18
194_ADC18 194_ADC18
195_ADC18
195_ADC18 195_ADC18
196_ADC18
196_ADC18 196_ADC18
197_ADC18
197_ADC18 197_ADC18
198_ADC18
198_ADC18 198_ADC18
199_ADC18
199_ADC18 199_ADC18
200_ADC18
200_ADC18 200_ADC18
201_ADC18
201_ADC18 201_ADC18
202_ADC18
202_ADC18 202_ADC18
203_ADC18
203_ADC18 203_ADC18
204_ADC18
204_ADC18 204_ADC18
205_ADC18
205_ADC18 205_ADC18
206_ADC18
206_ADC18 206_ADC18
207_ADC18
207_ADC18 207_ADC18
208_ADC18
208_ADC18 208_ADC18
209_ADC18
209_ADC18 209_ADC18
210_ADC18
210_ADC18 210_ADC18
211_ADC18
211_ADC18 211_ADC18
212_ADC18
212_ADC18 212_ADC18
213_ADC18
213_ADC18 213_ADC18
214_ADC18
214_ADC18 214_ADC18
215_ADC18
215_ADC18 215_ADC18
216_ADC18
216_ADC18 216_ADC18
217_ADC18
217_ADC18 217_ADC18
218_ADC18
218_ADC18 218_ADC18
219_ADC18
219_ADC18 219_ADC18
220_ADC18
220_ADC18 220_ADC18
221_ADC18
221_ADC18 221_ADC18
222_ADC18
222_ADC18 222_ADC18
223_ADC18
223_ADC18 223_ADC18
224_ADC18
224_ADC18 224_ADC18
225_ADC18
225_ADC18 225_ADC18
226_ADC18
226_ADC18 226_ADC18
227_ADC18
227_ADC18 227_ADC18
228_ADC18
228_ADC18 228_ADC18
229_ADC18
229_ADC18 229_ADC18
230_ADC18
230_ADC18 230_ADC18
231_ADC18
231_ADC18 231_ADC18
232_ADC18
232_ADC18 232_ADC18
233_ADC18
233_ADC18 233_ADC18
234_ADC18
234_ADC18 234_ADC18
235_ADC18
235_ADC18 235_ADC18
236_ADC18
236_ADC18 236_ADC18
237_ADC18
237_ADC18 237_ADC18
238_ADC18
238_ADC18 238_ADC18
239_ADC18
239_ADC18 239_ADC18
240_ADC18
240_ADC18 240_ADC18
241_ADC18
241_ADC18 241_ADC18
242_ADC18
242_ADC18 242_ADC18
243_ADC18
243_ADC18 243_ADC18
244_ADC18
244_ADC18 244_ADC18